3 de abril de 2014

Verona - It's All About Romance

Fomos para Verona em maio de 2011. Tem quase três anos e as dicas podem estar desatualizadas, mas como a ideia principal desse espaço é contar história, vamos lá! Eu quero postar sempre intercalando uma viagem antiga e outra nova até atualizar todas as antigas.

Escolhemos Verona por uma simples questão de logística. O Be tinha um congresso em Riva del Garda e esse era o aeroporto mais próximo. Naquela onda de "já que estamos lá perto", resolvemos ir uns dias antes para ter tempo de conhecer a cidade. Provavelmente se tivéssemos escolhido um lugar para passar umas férias, não teríamos ido parar em Verona... ainda bem que o congresso era lá perto, porque amamos a cidade!

Ficamos só dois dias e nos hospedamos no Il Ghiro, um B&B simples mas barato, limpíssimo, com um café da manhã gostoso e uma dona super simpática. Ele fica pertinho do centro, então andávamos para todos os cantos da cidade.

Verona tem a fama de "cidade dos namorados" e é um dos locais onde se passa a peça Romeu e Julieta de Shakespeare. No centro da cidade está a famosa Casa di Giulietta.

Os muros da entrada para o jardim são completamente cobertos por declarações de amor.

É bobinho mas legal de conhecer ao mesmo tempo. Nós entramos na casa e não achamos nada demais, mas claro, deixamos uma carta para a Julieta!

A cidade não é grande mas é super charmosa, cheia de ruelas lindas para se perder.....

E a comida? Ah a comida..... vocês ainda irão ler aqui muitas referências do famoso restaurante da "melhor comida da vida". Foi em Verona que tivemos nossa melhor experiência gastronômica. O restaurante Trattoria Fluviale Vecio Mulin fica na beira do rio Adige. Além da comida excelente, o ambiente é uma delicia! Nós descobrimos esse lugar por acaso. Nas nossas andanças pela cidade chegamos na beira do rio e vimos umas mesinhas com toalhas xadrez. Estávamos cansados e com fome, sentamos lá porque estava no meio do nosso caminho... e que sorte! A comida era simplesmente fenomenal!

Além do restaurante da "melhor comida da vida", também comemos bem em todos os lugares que fomos. Ao contrário de Roma, onde é importante ler sugestões para comer bem, em Verona comemos bem o tempo todo: nas padarias com seus deliciosos paninis, sorveterias com gelatos espetaculares e restaurantes. "Sem querer" comi até carne de cavalo! É bem comum! Os molhos 'a bolonhesa que acompanham as massas são, em sua maioria, de carne de cavalo. É bem gostoso, só tem um gosto um pouco mais forte do que estamos acostumados.

A minha dica para Verona é andar, andar sem rumo! Seguir na direção que te parecer mais bonitinha e você vai sempre cair em algum lugar legal! Essa foi uma viagem super desprogramada, eu nem sabia direito o que tinha pra fazer. E foi uma surpresa atrás da outra!

O Castelvecchio é um castelo do século XIV que fica no centro da cidade. Ele é todo de tijolinhos e hoje abriga um museu. Nós não entramos no museu, só passeamos na parte de fora.

A Arena di Verona é um anfiteatro construido em 30 d.C. e uma das construções daquela época mais bem preservadas. Atualmente a cidade organiza espetáculos e óperas no anfiteatro. Não tivemos a oportunidade de assistir, mas imagina que bacana? Um lugar com tanta história e que abriga tantos acontecimentos há milênios.

Saímos do centro e atravessamos a Ponte Pietra, uma ponte linda, que liga o centro de Verona 'a região onde está o Castelo San Pietro. Ela foi construída no ano 100 a.C. e parte foi destruída durante a segunda guerra e reconstruída em 1957.

Subimos até a praça do Castelo San Pietro, onde tivemos a melhor vista da cidade para fechar nossa visita.